Biologia na nossa vida

A biologia faz parte do nosso dia a dia, então nada melhor que aprendermos mais, é fácil e gostoso.
Preparado?

domingo, 29 de agosto de 2010

AS BASES DA HERANÇA E EVOLUÇÃO

          Com a redescoberta dos estudos de Mendel, os adeptos da genética mendeliana acreditavam que a única forma de ocorrer a evolução seria através de mutação, descartando a seleção natural neste processo.
A teoria sintética da evolução concilia as idéias de Darwin e de Mendel.
        Uma população apresenta determinado conjunto gênico, que pode ser alterado de acordo com fatores evolutivos. Quanto maior for o conjunto gênico de uma população maior será a variabilidade genética. Os principais fatores evolutivos que atuam sobre o conjunto gênico da população podem ser:
- fatores que tendem a aumentar a variabilidade genética da população: mutação e permutação.
- fatores que atuam sobre a variabilidade genética já estabelecida: migração, deriva genética e seleção natural.
     A mutação pode ser cromossômica ou gênica. As cromossômicas podem ser de alterações no número ou na forma dos cromossomos. As mudanças gênicas originam-se de alterações na sequência de bases nitrogenadas de determinado gene durante a duplicação da molécula de DNA, pode ser por perda, adição ou substituição de nucleotídeos. 
      A permutação é a troca de partes entre cromossomos homólogos, estabelecem-se novas combinações entre os genes, aumentando ainda mais a variedade de tipos de gametas que podem ser produzidos.
                                                                                         
    A migração pode ser entrada (imigração) ou saída (emigração) de indivíduos em uma população. Oferece a introdução de novos genes em uma população. Por meio destas migrações é estabelecido fluxo gênico, que tende a diminuir as diferenças genéticas entre populações da mesma espécie.
   A seleção natural seleciona indivíduos mais adaptados a determinada condição ecológica. Quando se diz mais adaptado está se referindo a probabilidade de determinado indivíduo sobreviver e deixar descendentes em um determinado ambiente. A seleção natural atua permanentemente sobre todas as populações.
    Deriva genética - a alteração na freqüência dos genes é devida ao acaso e não por seleção natural. Catástrofes ambientais são exemplos de deriva genética, em que boa parte de uma população é dizimada, restando poucos indivíduos, com isso os genes desses indivíduos vão compor o novo conjunto gênico da nova população. Um caso particular de deriva genética é o princípio do fundador que se refere ao estabelecimento de uma nova população a partir de poucos indivíduos que emigram de uma população original.
                                                                                                             
Genética de população

Formulado em 1908 por Hardy e Weinberg diz que “em uma população infinitamente grande em que os cruzamentos ocorrem ao acaso e sobre a qual não há atuação de fatores evolutivos, as freqüências gênicas e genotípicas permanecem constantes ao longo das gerações”. O teorema tem a vantagem de estabelecer um modelo para o comportamento dos genes, podendo assim avaliar se uma população evoluiu.

Anagênese e cladogênese

São dois processos de especiação.

A anagênese compreende os processos pelos quais um caráter surge ou se modifica em uma população ao longo do tempo.

A cladogênese compreende processos responsáveis pela ruptura de coesão original de uma população, ocorre por deriva genética, barreiras geográficas e mutações.
Isolamento geográfico - é um mecanismo de especiação em que uma barreira geográfica como um rio ou uma montanha, separa uma população impedindo a troca de genes.
Isolamento reprodutivo – populações reprodutivamente isoladas. 
Os mecanismos de isolamento reprodutivo podem ser pré-zigóticos ou pós-zigóticos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário