Biologia na nossa vida

A biologia faz parte do nosso dia a dia, então nada melhor que aprendermos mais, é fácil e gostoso.
Preparado?

domingo, 13 de setembro de 2009

IMPORTÂNCIAS DOS FUNGOS

Os fungos são seres vivos eucariontes, multicelulares, alguns unicelulares (leveduras) que desempenham diversos papéis na natureza.
Importância ecológica
.Fungos decompositores:
Apresentam um papel importante no ecossistema, decompondo material orgânico, tornando muito dos nutrientes contidos nele disponível para outros organismos.
A decomposição libera dióxido de carbono na atmosfera e retorna compostos nitrogenados e outras substâncias ao solo, onde eles podem ser utilizados novamente.
Suas atividades são tão necessárias para a continuidadeda existência do mundo, quanto são aquelas dos produtores.
.Fungos mutualistas:

Associação entre fungos e algas, em que ambos tem beneficios, o fungo obtem alimento e a alga proteção, desta associação forma-se os líquens.
Os líquens são bons indicativos de poluição, e são cada vez mais usados no monitoramento de poluentes atmosféricos, devido a sua sensibilidade ao dióxido de enxofre e outras toxinas.
São seres pioneiros, ou seja, costumam ser os primeiros a se instalar em locais desabitados e criam condições para que outros seres vivos se instalem, permitindo o desenvolvimento de uma comunidade.
possuem autonomia nutritiva, rfesistem a temperaturas extremas e à falta de água.
.Fungos endofitícos:
Colonizam as folhas e caules de plantas, protegendo-as dos herbívoros através da produção de alcalóides.
Gramíneas infectadas por estes fungos causam problemas ao gado, que fica letárgico, febril, perde peso e pode até morrer.
.Micorrizas:

Associação entre fungos e raízes de plantas, são importantes para a obtenção de fósforo e outros nutrientes para as plantas e fornece carboidrato para o fungo.
Importância econômica:
.Farmacêutica:
A ciclosporina, composto derivado de um fungo (Tolypocladium inflatum)reprime reações imunológicas que causam rejeição de órgãos transplantados, com o isolamento desta droga houve um avanço nas cirurgias de transplantes.
O fungo Claviceps purpurea que infecta o centeio, pode causar espasmos nervosos, visões psicóticas e convulsões. alguns alcalóides deste fungo foram usados em tempos remotos para a contração uterina durante o parto, dilatação de vasos sanguíneos para abaixar a pressão sanguínea, tratamento de enxaqueca, com isso esforços estão sendo feitos para obtenção de linhagens C. purpurea e seu cultivo.
Fungos do gênero Penicilium são conhecidos por produzirem antibióticos que são usados para tratamento de infecção bacteriana.
.Alimentícia:
Alguns fungos são comestíveis, os fungos do gênero Penicilium proporcionam aroma e sabor distintos em diferentes tipos de queijos, P. roquefortii e P. camembertii
Alguns fungos acabam se tornando praga pois sua capacidade decompositora torna-se um transtorno para o homem, pois atacam tecidos, couros, petróleo, madeira, papel, alimentos.
Os fungos reduzem o valor nutricional de produtos alimentares.
.Indústria:
Certas leveduras produzem etanol e dióxido de carbono, que tem importância nba panificação, fermentação e indústria do vinho.
Saccharomyces cerevisae é o principal fungo usado na produção de pão, vinho e cerveja.
.Controle biológico:
Na agricultura alguns fungos são estudados para o uso de controles de pragas. Fungos entomopatogênicos também estão sendo estudados para controle de carrapatos, estes fungos são patógenos de larvas de vários insetos, sendo usado na agricultura para reduzir pragas, diminuindo assim o uso de produtos químicos.
Fungos predadores estão sendo estudados para o controle de helmintos gastrointestinais em ruminantes.

.Médica:
Os fungos são conhecidos do homem por causar doenças, as micoses. alguns fungos produzem toxinas (Aflatoxinas) que podem ser carcinogênicas.
Vários gêneros de fungos são inibidores da síntese protéica de eucariontes, podem causar câncer no fígado no homem; Esses fungos, com frequência crescem em alimentos estocados.

20 comentários:

  1. muito legal e curioso ,gostei muito.

    ResponderExcluir
  2. e uma desgraça de fungo do estopo!!!

    ResponderExcluir
  3. ´][
    ´p[]
    [´~]
    ~j;.jnk.çj ,hjlçjç]kl~]ç]çl[]´[´~]~ç]çç]]~~ç]]]~ç]~ç~]~ç~]ç~ç]~ç~]ç]ç]~]ç]~ç]]~]~ç~]ç~]]ç~]ç~ç]~ç]~ç]~ç]]~ç~]]~ç]~ççççççççççççççççççççççç]~ç]~]~ç~]~]~]]~ç]]~ç~]~]ç~]~]~]ç~ç]~ç]~]ç~]ç~]ç]~~]ç~]ç~]çk~j

    ResponderExcluir
  4. na verdade é assima vida ...somos animais...iguais aos fungos,mais de reinos diferentes!rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. muito ilario,mais interessante e otimo pra natureza.

    ResponderExcluir
  6. muito dificil de entender mas eu entendi nooooossaa muito legal

    ResponderExcluir
  7. interressante , pois me ajudou a fazer o exercicio e a prova sobre os fungos ,

    ResponderExcluir
  8. muito bom o blog, tinha tudo que eu precisava pra fazer meu trabalho, obrigado e parabéns hahah

    ResponderExcluir